Você está aqui: Página Inicial > Centrais de Conteúdo > Noticias > 1º Fórum de Discussão em Previdência Complementar

Notícias

1º Fórum de Discussão em Previdência Complementar

Principais líderes e especialistas estiveram reunidos com a Previc para tratar de questões técnicas para o sistema de previdência complementar fechada.

Por Assessoria de Comunicação Social

5/3/2015 - A Superintendência Nacional de Previdência complementar (Previc) realizou na última quarta-feira (dia 4/3) o 1º Fórum de Discussão em Previdência Complementar. O objetivo da autarquia é o de alinhar entendimentos sobre conceitos técnicos do sistema.

Participaram do primeiro fórum, que teve como tema principal de debate o tratamento para submassas, mais de uma dezena de especialistas e dirigentes do sistema, além do quadro de técnicos e gestores da Previc. O Diretor-Superintendente, Carlos de Paula, abriu o evento ressaltando a importância de otimizar o relacionamento do órgão supervisor com a sociedade civil para, por meio de reflexões conjuntas, aperfeiçoar a previdência complementar.

“Foram muitos os avanços dos últimos anos, mas o país e o sistema precisam continuar avançando. A Previc é o produto da expectativa do setor e da sociedade. É hora de darmos um novo salto”, conclamou. Carlos de Paula chamou a atenção dos participantes para os desafios que o cenário atual impõe, entre eles os ajustes necessários para o crescimento e o fortalecimento da previdência complementar.

O Diretor-Superintendente aproveitou a oportunidade para reafirmar os três pilares definidos no Planejamento estratégico da autarquia, que são a Supervisão Baseada em Risco, a Desoneração e o Fomento.  Ele também destacou a sinergia com a Secretaria de Previdência Complementar, bem como com os demais órgãos supervisores - Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Superintendência de Seguros privados (Susep).

Para o Diretor de Análise Técnica, José Roberto Ferreira, que coordenou os trabalhos em relação à discussão sobre submassas e demais temas, as opiniões e sugestões apresentadas foram importantes para reforçar o posicionamento da Previc e aperfeiçoar a atuação do órgão no exercício de suas atribuições.  Ele explicou que a autarquia dará publicidade aos conceitos já consolidados sobre diversos temas, o que trará maior transparência à sua atuação, previsibilidade e tranquilidade às entidades fechadas de previdência complementar e seus respectivos operadores.

Os participantes do fórum foram unânimes em saldar a iniciativa da Previc. “Vejo essa iniciativa como um marco na interação com a sociedade”, disse Devanir Silva, Superintendente-Geral da Abrapp.