Você está aqui: Página Inicial > Centrais de Conteúdo > Noticias > Brasil é eleito membro do Comitê Executivo da IOPS

Notícias

Brasil é eleito membro do Comitê Executivo da IOPS

20/11/2018 - O Brasil, representado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), foi eleito membro do Comitê Executivo da International Organisation of Pension Supervisors (IOPS) para mandato de 2019-2020. A eleição, ocorrida em 25/10 na Assembleia Geral Anual da IOPS em Pequim, está alinhada ao processo de adesão do país à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A IOPS é uma organização internacional que representa os supervisores de fundos de pensão, com sede em Paris e composta por 86 países-membros. Seu objetivo é aperfeiçoar a qualidade da supervisão dos sistemas de fundos de pensão dos países membros, fomentando a eficiência operacional e contribuindo para a segurança no pagamento de benefícios.

Como membro do Comitê Executivo, a Previc contribuirá para a execução do planejamento estratégico da IOPS, aprovação de alterações orçamentárias, deliberação sobre assuntos da assembleia geral e supervisão do trabalho da instituição, dentre outras atividades. Além do Brasil, farão parte do Comitê Executivo Áustria, Botswana, China, Egito, Índia, Itália, Romênia, África do Sul, Turquia e Uganda.

Segundo Fábio Coelho, Diretor-Superintendente da Previc, “a nossa participação no Comitê Executivo da IOPS ajudará no desenvolvimento de ações e projetos conjuntos, buscando as melhores práticas globais e a capacitação das equipes, além de aprimorar o nosso ambiente regulatório e de supervisão prudencial.”

A iniciativa compõe a ação “Ampliar aproximação com organismos internacionais relacionados à previdência e fundos de pensão”, do Plano de Ação 2018-2019.