Você está aqui: Página Inicial > Centrais de Conteúdo > Noticias > COES realiza segunda reunião em 2018

Notícias

COES realiza segunda reunião em 2018

3/8/2018 - O Comitê Estratégico de Supervisão (COES), no âmbito da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), realizou nesta quinta-feira (30/08) sua segunda reunião em 2018. O Comitê é composto pelos membros da Diretoria Colegiada e pelo Coordenador Geral de Inteligência e Gestão de Riscos.

Na sessão da manhã, com participação das equipes técnicas e de supervisores dos escritórios regionais de representação, foi apresentada a visão atual e prospectiva dos riscos inerentes ao sistema de previdência complementar.

Em seguida, houve discussões sobre os cenários econômicos interno e externo, a evolução da composição dos ativos, a variação dos indicadores de solvência, de risco de crédito e de liquidez, a rentabilidade do segmento comparada ao benchmark de mercado e o reflexo da redução das taxas de juros nas metas atuariais. As entidades que requerem maior atenção e as medidas regulatórias em curso foram analisadas com mais profundidade, com destaque para as normas que tratam da regulamentação da Res. 4.661/18 e da governança nas EFPC.

Na sessão da tarde, com base nos riscos identificados, o COES deliberou ações de mitigação, contemplando desde a elaboração de propostas de natureza regulatória até procedimentos de fiscalização naquelas de maior risco.

A próxima reunião do Comitê ocorrerá no dia 6/12, conforme Portaria nº 1.141/2017.

O COES busca o aprimoramento do modelo Supervisão Baseada em Risco e faz parte do pilar “Supervisão Prudencial” do Plano de Ação 2017-2018.