Você está aqui: Página Inicial > Centrais de Conteúdo > Noticias > Comissão Nacional de Atuária fez a sua primeira reunião aberta

Notícias

Comissão Nacional de Atuária fez a sua primeira reunião aberta

Por Assessoria de Comunicação Social

6/12/2016  - A 26ª reunião ordinária da Comissão Nacional de Atuária (CNA) foi realizada de forma aberta ao público na sexta-feira, dia 2 de dezembro, com a presença de especialistas, dirigentes e participantes de entidades fechadas de previdenciária complementar (EFPC). O encontro ocorreu no auditório da Ceres-Fundação de Seguridade Social, em Brasília.

A primeira palestrante do evento foi a representante das EFPC, Karen Tressino, que tratou de “Produtos para cobertura dos riscos das EFPC”, destacando a importância desses novos produtos oferecidos pelo mercado segurador.

Flávio Castro, presidente do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), falou sobre “O papel do atuário em planos CD”. Ele enfatizou a importância do profissional no acompanhamento dessa modalidade de plano. Na última apresentação da manhã, o Diretor de Assuntos Atuariais, Contábeis e Econômicos da Previc, Fábio Coelho, mostrou os “Resultados de 2015 e as perspectivas para 2016” e ressaltou a necessidade de integração entre as áreas atuarial, contábil e de investimentos das entidades fechadas de previdência complementar (EFPC).

No período da tarde, a 26ª reunião ordinária da CNA teve início com o Painel “Equacionamento de déficit e distribuição de superávit pós Resolução CNPC nº 22/2015”, com as apresentações de Giancarlo Germany, representante da Mirador Atuarial e Thiago Felipe Gonçalves, representante das EFPC. O tema seguinte foi “Precificação de Ativos e Passivos na Previdência Complementar Fechada”, por Sílvio Rangel, representante da Abrapp. As apresentações foram seguidas de intensos debates entre os participantes da reunião.

Todas as apresentações feitas durante a 26ª reunião ordinária da CNA estão disponíveis neste sítio eletrônico em Publicações - Apresentações.

O certificado de participação, que vale 5 créditos para o Programa de Educação Continuada (PEC) do Instituto de Certificação dos Profissionais da Seguridade Social (ICSS), será enviado para os e-mails de quem fez a inscrição e assinou a lista de presença.