Você está aqui: Página Inicial > Centrais de Conteúdo > Noticias > Previc tem nova consulta pública sobre contratação de seguros para compartilhamento de riscos

Notícias

Previc tem nova consulta pública sobre contratação de seguros para compartilhamento de riscos

Por Assessoria de Comunicação Social

21/3/16 - A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) disponibilizou nesta segunda-feira, 21, em seu site (www.previc.gov.br)  a Consulta Pública nº 5/2016, referente a minuta de Instrução Conjunta com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), visando a regulamentar o comando da Resolução CNPC nº 17, de 30 de março de 2015, que dispõe sobre a contratação de seguro para compartilhamento de riscos, pelos planos de benefícios operados pelas entidades fechadas de previdência complementar.

Os interessados deverão encaminhar as sugestões até o dia 15 de abril para o e-mail previc.cgtr@previc.gov.br com o título: “Sugestões Consulta Pública nº 5/2016”, incluindo redação proposta para o artigo, parágrafo, inciso, alínea ou item a que se refira a sugestão e justificativa para a nova proposta, que demonstre a pertinência, a viabilidade e o atendimento dos objetivos institucionais perseguidos pela Previc e pela Susep.

A Previc também disponibilizou a Minuta de Instrução para Consulta Pública nº 5/2016 e um Quadro Comparativo da Consulta Pública nº 5/2016 para facilitar o envio das sugestões.

De acordo com o normativo, a entidade fechada poderá contratar seguro específico a fim de dar cobertura aos planos de benefícios de riscos decorrentes de: invalidez de participante; morte de participante ou assistido; sobrevivência do assistido; e desvios de hipóteses biométricas. Os contratos de seguros poderão prever cobertura total ou parcial, sempre com a prévia realização de estudos técnicos demonstrando a viabilidade econômico-financeira e atuarial.

Existe também a vedação de pagamento de valores diretamente a participantes ou assistidos, bem como fica proibida a transferência de participante, assistido ou de reserva garantidora para a seguradora. Após o período de Consulta Pública, a Previc reunirá com a Susep para analisar conjuntamente as contribuições recebidas e consolidar o texto final a ser publicado.