Sistema de Autenticação de Acesso (Gerid)

O Gerid é o novo sistema de autenticação para acesso aos sistemas da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e gestão de usuários desenvolvido pela Dataprev para substituir o Sistema de Autorização de Acesso (SAA). A transição para esta nova solução será feita gradativamente e tem previsão para terminar em dez/2018.

O Gerid é composto por dois módulos básicos:

  • GPA - Gerenciamento de Permissões e Acessos: responsável pelo cadastramento dos sistemas e subsistemas da PREVIC, cadastramento dos papéis e permissões e concessão de autorizações de acessos a usuários.
  • GID - Gerenciamento de Identidades (Externos): responsável pelo cadastramento de usuários externos que irão acessar sistemas Previc sob gestão do Gerid.

Cada entidade fechada de previdência complementar deverá ter um ‘Gestor de Acesso’ no GPA, responsável por conceder acesso para usuários na abrangência da entidade aos sistemas da Previc e também um ‘Gestor do GID’, que terá função semelhante a do ‘Gestor de RH’ do SAA. Os papéis de ‘Gestor de Acesso’ no GPA e do ‘Gestor do GID’ poderão ser desempenhados pela mesma pessoa.

Após o cadastro dos usuários da entidade pelo ‘Gestor do GID’, tarefa essa que deverá ser executada pela própria entidade fechada de previdência complementar, cada usuário receberá uma mensagem eletrônica automática na caixa postal constante do cadastro. Caso a mensagem não chegue ou o usuário necessite trocar a senha, será possível utilizar a opção de troca senha, conforme Manual de Troca de Senha.

Os sistemas Previc que já utilizam o Gerid são:

  • STA PREVIC
  • SLE WEB
  • SCAP
  • CAND