Você está aqui: Página Inicial > Supervisão Prudencial > Sistemas > Informações sobre os Sistemas Previc > Sistema de Captação de Dados Contábeis e de Investimentos (Sicadi)
conteúdo

Sistema de Captação de Dados Contábeis e de Investimentos (Sicadi)

O Sicadi

O Sistema de Captação de Dados Contábeis e de Investimentos (Sicadi) recebe dados periódicos contábeis e de investimentos, além do cadastro de fundos de investimentos, divergências não planejadas (DNP) e política de investimentos (PI).

Envio de XML - Alterações na Instrução Previc nº 2/2010

As entidades fechadas de previdência complementar (EFPC) deverão enviar, via STA-Previc e não mais pelo Sicadi, e a partir dos Demonstrativos de Investimentos de janeiro de 2017, os arquivos XML, na versão 5.0, dos seguintes fundos de investimentos:

  •  Fundos de investimento e fundos de investimento em cotas de fundos de investimento classificados como fundos de dívida externa;
  • Fundos de investimento em participações e fundos de investimento em cotas de fundos de investimento em participações;
  • Fundos de investimento imobiliário;
  • Fundos de investimento em empresas emergentes;
  • Fundos de investimento em direitos creditórios e fundos de investimento em cotas de fundos de investimento em direitos creditórios; e
  • Fundos de investimento constituídos no Brasil que apliquem recursos em ativos emitidos no exterior.

O novo sistema STA-Previc recepcionará os arquivos XML desses fundos já na versão 5.0, em linha com as atualizações do mercado.

Para facilitar a adequação das entidades à nova sistemática de envio de informações, a Previc está concedendo dispensa do envio de alguns arquivos e um prazo extra para o envio de outros. O novo prazo dispensa o envio dos arquivos XML dos referidos fundos, retroagindo a junho e até o fim deste ano de 2016, retornando a obrigatoriedade a partir dos Demonstrativos de Investimentos de janeiro de 2017, que devem ser encaminhados até dia 15 de março, por meio do sistema STA-Previc, que estará disponível a partir dessa data nesta página eletrônica (www.previc.gov.br).

A Previc ressalta que a dispensa atinge somente os fundos mencionados. Permanece a obrigatoriedade de envio, via Sicadi, dos arquivos XML, na versão 4.0, dos demais tipos de fundos de investimento e carteira própria.

 

 

Comunicado Sicadi – Manutenção do Sistema (Maio/2015)

  1. O Sistema de Captação de Dados de Investimento – SICADI encontra-se em processo de manutenção. Nos últimos dias, o sistema apresentou falha na geração do relatório de investimentos do mês de março de 2015.
  2.  O relatório, no campo correspondente ao valor dos recursos garantidores do plano, que tem como fonte o balancete, retorna valor zerado, ainda que a entidade tenha informado os dados contábeis.
  3.  A falha do sistema não impede a inserção de dados de investimentos, portanto as EFPCs podem enviar os arquivos de investimento, normalmente. Temporariamente não será possível a emissão do protocolo de entrega.
  4.  Informamos que a Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação já trabalha na correção dessa inconsistência e a Previc informará a regularização da inconsistência por meio deste site.