Você está aqui: Página Inicial > Últimas Notícias > Últimas Notícias

Últimas Notícias

Coleção últimas notícias

4ª Semana Enef

27/3/2017 - A 4ª Semana de Educação Financeira e Previdenciária será realizada no período de 8 a 14 de maio. O evento anual reúne diversas iniciativas gratuitas com o objetivo de promover a informação, orientação e formação sobre educação financeira e previdenciária no país de forma a contribuir para a tomada de decisões conscientes por parte dos cidadãos, participantes e assistidos.

A 4ª Semana Enef faz parte das ações conduzidas pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), composto por representantes do Banco Central do Brasil (BCB), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Superintendência de Seguros Privados (Susep) e Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), entre outros órgãos, entidades governamentais e organizações da sociedade civil.

No aspecto financeiro, 4ª Semana Enef busca contribuir para a melhoria da administração dos recursos próprios dos cidadãos, o controle dos gastos, a capacidade de poupar, além de aprimorar a compreensão sobre o planejamento financeiro. Em relação à previdência, a iniciativa tem por objetivo estimular o planejamento e a poupança de longo prazo de forma a assegurar uma renda adicional para o período pós-aposentadoria.

Para ter acesso ao conteúdo da 4ª Semana Enef, cursos on-line ou presenciais de cada estado, acesse a página http://www.semanaenef.gov.br/agenda-oficial/, que é atualizada periodicamente com novas ações e iniciativas.

A Previc recomenda às entidades fechadas de previdência complementar (EFPC) que divulguem a 4ª Semana Enef aos seus participantes e assistidos em seus meios de comunicação, e que participem com iniciativas e ações a serem desenvolvidas sobre educação financeira e previdenciária.

Caso a entidade fechada de previdência complementar queira participar e registrar sua ação ou iniciativa na Agenda Oficial da 4ª Semana Enef, deve entrar em contato com previc.cgac@previc.gov.br, com e-mail intitulado “Participação de EFPC na 4ª Semana Enef”.

Previc disponibiliza nova planilha DPAP - Fato Relevante

20/3/2017 - A Previc publicou, no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 20 de março, a Portaria nº 194, de 17 de março de 2017, que dispõe sobre a forma e o prazo de envio das informações para apuração da duração do passivo e do ajuste de precificação, relativamente à avaliação atuarial decorrente de fato relevante.

Em seu anexo, o documento detalha os procedimentos operacionais necessários para o preenchimento da planilha eletrônica específica, intitulada “Cálculo Duração do Passivo e Ajuste de Precificação – Fato Relevante”.

A planilha eletrônica deverá ser encaminhada por meio do Sistema de Transmissão de Arquivos (STA da Previc).

Previc divulga gestores do novo sistema de autenticação de acesso

15/3/2017 - A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) comunica às entidades que está disponível neste sítio eletrônico (www.previc.gov.br)  planilha com o nome de todos os gestores dos módulos GID e GPA do novo sistema de autenticação de acesso da autarquia.

A planilha pode ser encontrada na área de informações sobre os Sistemas da Previc. Clique aqui para acessá-la.

As entidades que não tiverem seus gestores na lista ou que queiram trocar seus gestores devem enviar à Previc o documento “Encaminhamento Padrão” e o “Termo de Responsabilidade” devidamente assinados via Correios, conforme disposto na Instrução SPC nº 23, de 5 de junho de 2008, para o endereço: Setor Comercial Norte, quadra 6, conjunto A, 3º Andar - Brasília/DF  CEP: 70716-900, além das seguintes informações:

- CNPJ da entidade;

- Nome do gestor;

- CPF do gestor;

- NIT (PIS ou PASEP) do gestor.

- Email corporativo do Gestor;

- Telefone celular do Gestor;

- Telefone da Entidade para contato;

Previc publica lista dos 533 dirigentes habilitados do mês de fevereiro

16/3/2017 - A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) publicou hoje neste sítio eletrônico (www.previc.gov.br), a Lista de Dirigentes Habilitados das entidades fechadas de previdência complementar (EFPC), como determina a Instrução Previc nº 28/2016. São 533 (quinhentas e trinta e três) habilitações concedidas no mês de fevereiro de 2017. A publicação é feita mensalmente, referente aos habilitados no mês anterior.

A Previc orienta que as EFPC retirem sempre os modelos de formulários neste site, considerando que são atualizados mensalmente quando constatada necessidade ou mediante informações recebidas das entidades, constando no arquivo sempre a data da última atualização.

Também está publicado o FAQ, perguntas mais frequentes, com respostas de dúvidas das entidades sobre habilitação de dirigentes, mais uma ferramenta de auxílio às EFPC nesse período de adaptação ao inédito processo de habilitação dos dirigentes. As respostas serão atualizadas frequentemente, à medida em que forem surgindo novas dúvidas e necessidade de esclarecimentos.

As dúvidas com relação a habilitação podem ser encaminhadas para o e-mail previc.cgig@previc.gov.br

 

Dirigente agradece atuação de interventores da Previc na Geap Previdência

13/3/2017 - O Diretor-Superintendente Substituto, Esdras Esnarriaga Junior, o Diretor de Fiscalização, Sérgio Djundi Taniguchi, o Diretor de Assuntos Atuariais, Contábeis e Econômicos, Fábio de Sousa Coelho e o ex-Diretor-Superintendente, José Roberto Ferreira, da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) participaram na sexta-feira, 10 de março, em Brasília, da cerimônia de posse da diretoria da Fundação Viva de Previdência, que nasce com o fim da intervenção na Geap Previdência.

Na ocasião, assinaram o termo de posse da nova Fundação Viva de Previdência o Diretor-Presidente, Nizan Gazanes, a Presidente do Conselho Deliberativo, Eloá Cathi Lor, os membros do Conselho Deliberativo, Ana Luiza Dal Largo, Flávio Pereira leite e Sibele Machado de Souza Monteiro, o Presidente do Conselho Fiscal, Pedro Augusto Sanchez, o membro do Conselho Fiscal, Djalter Rodrigues Felismino e o Diretor de Administração e Finanças, Júlio Cesar Alves Vieira.

Depois de assumir o cargo, o Diretor-Presidente da Fundação Viva de Previdência, Nizam Ghazale, disse que a Previc fez um trabalho exemplar, ressaltando que o resultado foi muito positivo e um exemplo de intervenção que vai ser utilizado nas próximas eventuais intervenções. Nizan também fez questão de agradecer a atuação dos três interventores que passaram pela Geap.

“Eu começo agradecendo ao interventor Aubiérgio Barros que teve uma enorme habilidade política e de gestão junto com os funcionários, sendo responsável pelo trabalho de construção da entidade. Depois o interventor João Luiz Medeiros mergulhou no trabalho normativo da casa, desenvolvendo o regulamento, o estatuto, utilizando todo o seu conhecimento técnico. Graças a ele, a gente tem normativos que atendem às necessidades do segmento de previdência complementar. Por último, o interventor Denis Ritter que injetou o DNA empresarial, a visão de mercado que a gente precisa ter para enfrentar a concorrência, apresentando métodos e formas de conduzir processos”, destacou Nizan.

Por fim, Nizan Gazanes agradeceu a primorosa equipe da Fundação Viva de Previdência que, segundo ele, vai conduzir esse trabalho de uma maneira formidável. “Tenho certeza que seremos vitoriosos, basta que a gente desenvolva cada vez mais os nossos conhecimentos. A palavra agora é inovação, pensar numa previdência complementar fechada nova. Temos que desburocratizar o sistema. Existem inúmeras possibilidades no mercado, basta a entidade trabalhar forte para colocar a previdência complementar como uma grande ferramenta de qualidade de vida para a sociedade que é muito dinâmica”, concluiu.

O último interventor da Geap, Denis Ernesto Ritter von Kostrisch, explicou que a intervenção é uma das possibilidades prevista em lei para que o Estado cumpra a sua função de garantir que as instituições funcionem e executem seu objetivo social de forma permanente e sustentável. Segundo ele, ao longo do tempo foi se formando um acervo de estratégias, de boas práticas, de métodos de trabalho, que o agente de Estado dispõe para a sua atuação frente às situações que são complexas. “A Previc tem aprimorado o seu processo de supervisão e particularmente o de intervenção. É muito gratificante quando se atinge o ponto em que agora está a Fundação Viva de Previdência, estruturada e preparada para atuar de forma competitiva, num mercado dinâmico e num momento em que se espera que a previdência complementar dê uma guinada em direção a segunda metade do século 21”, ressaltou Denis que por fim desejou perseverança e muito sucesso a todos na Fundação.

O Diretor-Superintendente Substituto da Previc, Esdras Esnarriaga Junior, disse que estava muito satisfeito com uma clara vivência de boas práticas que estão reverberadas nos resultados da Viva Previdência. “Parabenizo a todos os colegas da Previc que participaram deste processo e agradeço o ex-Diretor-Superintendente da Previc, José Roberto Ferreira, que designou os interventores, fazendo a escolha adequada para cada um dos momentos”, lembrou Esdras.

 Na ocasião, Esdras também lembrou que as entidades precisam da credibilidade e do envolvimento de seus participantes, por meio das associações e entidades que as criam e administram seus planos e parabenizou a todos pela felicidade na escolha do nome Viva Previdência que, segundo ele, tem muito simbolismo. “Não é uma entidade pós vida é de vida. Previdência é vida, é continuidade. Que o futuro da Viva represente o que a gente quer para o sistema fechado de previdência complementar. Sucesso a Viva”, destacou.

 Já o Diretor de Fiscalização da Previc, Sergio Djundi Taniguchi, destacou em sua fala a importância daquele momento e da felicidade em poder entregar uma entidade que no processo de intervenção teve muitas modificações no seu formato. “Agora é uma entidade saudável, do ponto de vista financeiro e econômico, equilibrada tecnicamente e absolutamente adequada e voltada para a área de previdência com um novo nome”, comemorou Sérgio.

Previc na Fundação Viva

 

Previc divulga lista de 1.713 habilitados no 2º semestre de 2016

7/3/2017 - A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) publicou hoje, neste sítio eletrônico, a lista consolidada de dirigentes das entidades fechadas de previdência complementar (EFPC) habilitados no segundo semestre de 2016.  A divulgação é uma determinação da Instrução Previc 28/2016. Segundo a Portaria nº 152, de 16 de fevereiro de 2017, são 1.713 (hum mil setecentos e treze) atestados de habilitação concedidos no período compreendido entre julho e dezembro de 2016.

A publicação padrão é feita mensalmente, referente aos habilitados do mês anterior. A lista consolidada é publicada a cada semestre. A Portaria 152 traz a lista de todos os dirigentes que foram habilitados em 2016 e divulgados pelas Portarias de nº 355, 415, 480, 524 e 571, de 2016, bem como a de nº 23, de 2017.

As dúvidas com relação ao processo de habilitação podem ser encaminhadas para previc.cgig@previc.gov.br.